24 C
pt-BR

Brasília é a primeira capital brasileira com sinal de TV aberta 100% digital


Após processo de quase um ano, o Distrito Federal e mais nove cidades do entorno
dão adeus ao sinal analógico de televisão


17 de novembro: o último dia do sinal analógico de TV dos canais abertos de Brasília e das nove cidades do entorno. A homologação foi feita por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope que aferiu que 92% dos domicílios do DF e das nove cidades do entorno estão preparados para a TV Digital.



A Seja Digital entidade chegou ao DF e às nove cidades do entorno em novembro de 2015 para orientar, informar e oferecer suporte didático a toda população por meio de campanhas de comunicação e mobilização social. Com o desligamento do sinal analógico de TV, os mais de 4 milhões de moradores da região passam a assistir os canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema.

A Seja Digital também é responsável por distribuir kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto às famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. “Distribuímos mais de 310 mil kits gratuitos à população cadastrada em programas sociais”, afirma Antonio Martelletto, diretor geral da Seja Digital. “Continuaremos na região por pelo menos mais 45 dias e não vamos deixar ninguém para trás.” A partir de hoje, cinco novos pontos de retirada de kits já estão ativos, ampliando a capacidade de distribuição em mais de 120%.

Quem ainda tiver dúvidas sobre retirada do kit gratuito ou sobre preparar a residência para receber o sinal digital de TV, pode acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para o número 147. A equipe de atendimento da central telefônica foi ampliada em cerca de 90% e continua pronta para atender a população 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal de TV analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pela portaria 378 do Ministério das Comunicações.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário

Tes Iklan

Ads Single Post 4